top of page

A dependência de substâncias é um grave problema de saúde pública mundial, causa transtornos em todos os aspectos da vida do dependente e das pessoas em sua volta. O uso de drogas também pode desencadear outras doenças clínicas e psiquiátricas, deixar sequelas e danos irreparáveis ao sistema nervoso.

Álcool, maconha, crack e cocaína são as substâncias mais facilmente e comumente usadas, mas existem diversas outras também com grande potencial de causar danos.

O tratamento é difícil, frequentemente falha e há recaídas, as internações hospitalares para desintoxicação durante a fase de uso intenso geralmente são necessárias, grande parte dos pacientes não consegue se manter abstêmio (sem usar drogas) durante a tentativa de tratamento ambulatorial.

Nem sempre o paciente apresenta condições de discernimento para aceitar o tratamento de forma voluntária e as internações involuntárias ou mesmo as compulsórias acabam ocorrendo para preservar a vida do dependente.

Fatores genéticos, sociais e ambientais quase sempre se convergem de forma negativa para o desenvolvimento da dependência, NÃO EXISTE JEITO SEGURO DE USAR AS SUBSTÂNCIAS ILÍCITAS e mesmo as lícitas, como o álcool, causam graves problemas.

bottom of page