top of page

Dois transtornos estão frequentemente associados à instabilidade grave do humor:

Transtorno do Humor Bipolar:

O transtorno bipolar se caracteriza pela ocorrência, em um mesmo paciente, de duas síndromes diferentes: a mania e a depressão. A mania é caracterizada por um episódio de intensa euforia, aumento da energia, impulsividade, comportamentos de risco, sugestionabilidade, inquietação de forma geral, fala acelerada, pensamento acelerado (fluxo aumentado), pode haver delírios e alucinações de vários tipos. O episódio depressivo segue o mesmo padrão da depressão unipolar, mas também tem particularidades como intensidade mais elevada, rápida progressão, irritabilidade, maior risco de suicídio. O pico de início do TB se dá na faixa etária dos 15 aos 19 anos, seguida de perto pelas faixas etárias dos 20 aos 24 e dos 10 aos 14 anos de idade. Um início tardio, após os 60 anos de idade, é considerado raro. Alguns pacientes apresentam um padrão de curso sazonal. Assim, em um mesmo indivíduo, as recidivas dos episódios tendem a ocorrer na mesma época do ano. Nesse sentido, a recorrência de episódios maníacos tem sido associada ao verão e à primavera, e a de episódios depressivos, por sua vez, ao inverno.

Transtorno de Personalidade Borderline:

De forma geral os transtornos de personalidade são um grupo de comportamento inadaptados que caracterizam a maneira como o indivíduo vive para si e com os outros. Esses transtornos são acompanhados de angústia pessoal e de certo grau de desorganização social, manifestam-se já na infância ou adolescência, tendem a persistir de modo estável na vida adulta, não estão associados a lesões ou outras doenças cerebrais e nem exibem sintomas suficientemente significativos para se caracterizarem como transtorno mental. 

“Os transtornos de personalidade fazem sofrer o indivíduo e aqueles que com eles convivem”. Os transtornos de personalidade não afetam apenas o indivíduo, mas o seu millieu (ambiente/meio); desse modo, esses transtornos, além do sofrimento clínico, comprometem significativamente o funcionamento interpessoal, em particular, pela impulsividade, levando a um significativo prejuízo no funcionamento social, profissional e relacional.

O Transtorno de Personalidade Borderline é caracterizado por manifestações extremas, impulsividade, instabilidade emocional, instabilidade nas relações interpessoais, irritabilidade, explosões de raiva, automutilação, comportamento suicida e agressividade dirigida a pessoas e objetos.

É frequente que pacientes com estas ou condições semelhantes sejam internados em hospitais psiquiátricos devido ao risco que oferecem para si e/ou terceiros, pela exposição social, pela degradação do próprio patrimônio, pela falta de rede de apoio, pela falta de adesão ao tratamento e necessidade de adequação. 

bottom of page