A insônia é um distúrbio frequente e pode ocorrer de forma isolada, mas geralmente está associada à outras condições médicas e psíquicas. Além da consulta, podem ser necessários exames complementares.
Atualmente existem vários tipos de medicamentos usados para o tratamento de insônia, que devem ser prescritos com a indicação adequada. Alguns medicamentos, se usados de forma inapropriada podem gerar consequências graves ou efeitos perigosos, por isto a automedicação é muito arriscada.
Independentemente do tratamento que será realizado, a higiene do sono é sempre recomendada, basta seguir as seguintes orientações:
1. Estabeleça um horário para dormir
2. Evite alimentos estimulantes
3. Pratique exercícios, mas na hora certa; ao praticar exercícios, o corpo produz endorfinas. Essa substância é responsável pela sensação de bem-estar e ajuda a pessoa a ter um sono mais tranquilo. Além disso, a atividade física traz benefícios ao sistema respiratório, combatendo problemas como ronco e apneia. Porém, quem tem dificuldade para dormir deve evitar atividades intensas à noite. O ideal é praticar as atividades de manhã ou à tarde. Se você só tem esse momento para se exercitar, escolha modalidades de intensidade reduzida para evitar prejuízos ao sono.
4. Fuja da cama durante o dia
5. Tome sol
6. Sinalize para o cérebro que está chegando a hora de dormir; hoje em dia, temos uma rotina muito estimulante. Nossa realidade é bem diferente de quando nossos antepassados viviam em meio à natureza. Eles acompanhavam o nascer do sol, o entardecer e, depois que a noite chegava, a escuridão limitava uma série de atividades. Assim, eles se condicionavam a descansar. Atualmente, a energia elétrica prolongou nossos dias. Conseguimos realizar as atividades até tarde, e muitas delas nos deixam em alerta máximo. Além do estímulo da luz e do som, alguns conteúdos da televisão e internet ainda causam um impacto emocional. Por todas essas razões, é importante se preparar para o sono. Comece reduzindo as luzes acesas cerca de duas horas antes do horário de dormir. Abaixe também o som da TV e de outros aparelhos. A diminuição da luminosidade ajudará seu cérebro a produzir melatonina, que é o hormônio que diz ao corpo que chegou o momento de descansar.
7. Mantenha o quarto confortável
8. Crie rituais de relaxamento
9. Deixe as telas fora do quarto; estudos mostram que a luz azul emitida pelas telas de celulares, computadores e tablets prejudicam a liberação de hormônios que desencadeiam o sono. Portanto, é importante desligá-los algumas horas antes do momento previsto para dormir e deixá-los longe do quarto.