top of page

As psicoses são um grupo de doenças que cursam com a perda do juízo crítico de realidade, ou seja, aquelas em que os pacientes têm alucinações (ter a percepção de algo que não é real) e/ou delírios (crenças que não são verdadeiras).

As principais doenças que causam estas alterações, são a esquizofrenia, o transtorno bipolar e uso de substâncias, mas vários transtornos psiquiátricos podem ter alucinações e delírios entre suas manifestações como a depressão (também é frequente) e ansiedade por exemplo.

As manifestações psicóticas podem ser leves ou bem estruturadas ou até graves e bizarras, depende de cada paciente e de suas características. Exemplos: um paciente pode acreditar que está sendo observado/vigiado e que querem lhe fazer mal ou até acreditar que sua mente foi trocada de corpo, não há limites neste aspecto.

Boa parte dos pacientes responde bem ao tratamento farmacológico com os antipsicóticos, são tão modernos quanto os antidepressivos hoje em dia e usados sempre depois que uma investigação criteriosa é realizada a fim de se afastar a possibilidade de causas orgânicas (patologias não psiquiátricas) para a doença (isto também é feito de forma geral para todas as doenças psiquiátricas, por exemplo: estar certo de que o paciente tem uma depressão e não um hipotireodismo é fundamental para que seja tratado da forma adequada).

bottom of page